Foi vítima de empréstimo consignado não solicitado? Saiba o que fazer
- Patrícia Kremer Sartori

- 15 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024

Se você está aqui, provavelmente você, um parente ou um amigo foi vítima de um empréstimo não solicitado. Infelizmente, essa prática abusiva cresceu muito em 2021, principalmente entre aposentados, e foi uma das principais reclamações com relação às instituições financeiras.
Mas saiba que tem solução!
Porém, antes de tudo, vamos entender o que é empréstimo consignado e como acontecem os golpes.
O QUE É EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?
É uma modalidade de empréstimo disponível para quatro grupos de pessoas:
a) Servidores públicos;
b) Aposentados e pensionistas do INSS;
c) Empregados de empresas privadas conveniadas a instituições financeiras e;
d) Empregado com saldo de FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço).
O valor das parcelas é descontado diretamente dos rendimentos do assalariado ou beneficiário do INSS no contracheque, então é repassado diretamente à instituição financeira, o que diminui o risco de inadimplência, assim a taxa de juros é mais baixa do que outras modalidades de empréstimo.
O problema é que, em razão da maior garantia de recebimento do valor, vem aumentando o número de empréstimos consignados não solicitados.
COMO OCORREM OS EMPRÉSTIMOS NÃO SOLICITADOS?
Com a evolução da tecnologia, atualmente um empréstimo consignado não é contratado apenas por meio da assinatura de um documento em papel.
Também é possível contratar um empréstimo por telefone, caixa eletrônico ou aplicativos, o que acaba facilitando a ocorrência de golpes.
Além disso, temos o problema do vazamento de informações, que nenhuma instituição sabe explicar. Cito aqui um exemplo do meu escritório, uma cliente fez um empréstimo legítimo e após isso surgiram quatro empréstimos não solicitados em sua conta bancária, que foram feitos com seus próprios documentos e assinatura falsa, é claro.
O golpe também acontece com os refinanciamentos, sem o consumidor consentir as instituições fazem um novo empréstimo com prazo e juros mais altos.
E aí se você não estiver atento aos depósitos em sua conta bancária e nos descontos no contracheque acaba caindo no golpe.
O QUE FAZER PARA CANCELAR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NÃO SOLICITADO?
1. Contate diretamente a instituição financeira e anote o número do protocolo: Apesar de ser difícil de resolver amigavelmente é importante fazer esta tentativa e deixar tudo registrado.
2. Se foi depositado um valor na sua conta bancária não gaste!
3. Abra uma reclamação no site www.consumidor.gov.br.
4. Busque seus direitos na Justiça: Se não conseguiu resolver amigavelmente, procure um advogado que atue na área bancária.
QUAIS DIREITOS PODEM SER REQUERIDOS JUDICIALMENTE?
1. Suspensão imediata dos descontos
Com a devolução do valor depositado na sua conta (se houve), você demonstra a sua boa-fé ao juiz e pode conseguir a suspensão imediata dos descontos no seu contracheque.
2. Devolução dos valores descontados indevidamente
Ao fim do processo, os valores descontados indevidamente serão devolvidos e se ficar comprovada a má-fé da instituição financeira é possível conseguir a devolução em dobro.
3. Indenização por danos morais
Comprovada a falha da segurança do banco, em muitos casos é possível conseguir indenização por danos morais. O valor depende da situação e do entendimento do juiz, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina este valor tem chegado a até R$ 10.000,00.



